06/05/2017 – Sábado - Do leitor ao escritor - Oficina de leitura

Os livros, como as plantas, têm suas raízes, e estas raízes são... outros livros. Assim, não existe escritor que não seja leitor. Escrever – seja em prosa ou verso – não é um impulso autônomo, pois o processo da escrita criativa é comandado pela memória de leitura. Por que escreve o escritor? Porque outros escreveram antes dele. Mas... o que é, exatamente, ler um texto literário? É saber atribuir-lhe significados. Só assim, quando compreende a natureza plurissignificativa do texto literário, o sujeito leitor pode se transformar em sujeito escritor. Concebido como uma oficina, este curso tem como objetivo promover, por meio de exercícios práticos, uma competência de leitura que favoreça o desenvolvimento da imaginação e a vivência de emoções, requisitos essenciais para o aprimoramento da produção textual. O curso será dado em duas etapas: a primeira, dedicada a textos em prosa; a segunda, a textos poéticos.


Data: 06 de maio de 2017 - Sábado
Horário: 9h00 às 16h00 (1 hora de intervalo para almoço).
Docente: Flávia Nascimento Falleiros
Valor: R$ 210,00


Inscrições

Flávia Nascimento Falleiros é doutora em Língua e Literatura francesas pela Universidade de Paris X Nanterre e mestre em Teoria literária pela UNICAMP. Desde 2009, é professora de Teoria literária na UNESP. Atua, também, como tradutora literária e de Humanidades, tendo traduzido mais de trinta títulos para editoras de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2009, ganhou o Prêmio Jabuti (2° lugar) pela tradução de Topografia ideal para uma agressão caracterizada (Estação Liberdade), de Rachid Boudjedra ; em 2004, recebeu o Prêmio
FNAC Maison de France pela tradução do romance Alá e as crianças-soldados, de Ahmadou Kourouma (Estação Liberdade). Morou por longos anos na França onde atuou como professora em universidades públicas ; em 2014, lecionou na Ecole Normale Supérieure de Paris, como professora estrangeira convidada. É autora de inúmeros artigos acadêmicos. Escreve poemas, publicados esparsamente em revistas impressas e eletrônicas.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

ESCOLA DO ESCRITOR
Fale Conosco
 

 
Nipotech