11/11/2017 - Sábado - Conhecendo e Escrevendo Literatura Infantil

O mercado editorial infantil tem crescido, com muitas editoras trabalhando exclusivamente esse segmento. O que é literatura infantil, quais são suas origens? Os preconceitos que cercam o gênero. Vínculos com o conto popular.

A concisão, a oralidade e o vocabulário familiar. Elementos presentes: o viés cômico, a fantasia, a busca da felicidade, os desafios, a procura do autoconhecimento, o velho contra o novo, a magia, o final feliz. Realidade e ficção. O problema da lição e da intenção didática. Os livros ilustrados e os picture books. De que crianças estamos falando: de três, cinco, sete, nove ou onze anos? Como escrever um texto para elas?

Data: 11 de novembro de 2017 - Sábado
Horário: 09h00 às 16h00 - 1 hora de intervalo
Docente: Ricardo Ramos Filho
Valor: R$ 200,00

Inscrições

Local: Espaço Scortecci
Rua Dep. Lacerda Franco, 96
Pinheiros - CEP 05418-000 - São Paulo - SP
Estação do Metrô Faria Lima - saída Teodoro Sampaio

Ricardo Ramos Filho nasceu no Rio de Janeiro, filho e neto de escritores. Cedo se mudou com a família para São Paulo, criando sólidas raízes no bairro de Pinheiros. Ainda muito novo, incentivado e orientado pelos pais, adquiriu o hábito de ler. Esse prazer incorporou-se em sua rotina e não mais o abandonou. A leitura é companheira amiga, escrever foi consequência. Os textos infantis surgiram aos poucos, consolidando-se como especialidade. Nesse gênero pode voltar a ser menino, viver aventuras que remetem a uma infância feliz e deixar a imaginação correr solta. Ao seu livro de estréia Computador sentimental (1992), ganhador do prêmio Adolfo Aizen/1993 de melhor livro juvenil, seguiram-se: Sonho entre amigos (1995), O pequenino grão de areia (1998), A nave de Noé (2000), O livrinho sem figuras (2002), Olívia (2003), Um, dois, três... Cada um tem sua vez (2007), Sobre o telhado das árvores (2008) e Vovô é um cometa (2008). Ricardo Filho, em 2011, foi o ganhador do Prêmio da Prefeitura do Estado de São Paulo com o roteiro do curta Paisagem Muda, em coautoria com Daniel Obeid.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

ESCOLA DO ESCRITOR
Fale Conosco
 

 
Nipotech